fbpx
contato@locacoesmartins.com.br 61 3771-8949

Obra Sustentável e Reciclagem de Resíduos da Construção

Um dos setores que mais gera riqueza e postos de trabalho no Brasil, infelizmente a construção civil não contempla apenas um cenário favorável, pois é também uma das principais geradoras de resíduos.

Dados da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) indicam que os resíduos chegam a representar 50% do material desperdiçado no segmento, o que dá uma noção da enorme quantidade de materiais de construção que são descartados todos os dias por causa das obras.

A geração desses resíduos fica mais agravante quando somada à fatores como a falta de destino correto, o que faz com que esses resíduos sejam deixados clandestinamente em terrenos baldios, áreas de preservação permanente, vias e logradouros públicos.

Tendo isso em vista, faz-se necessária a disseminação de uma cultura de tratamento, reciclagem e reutilização, já que cada vez mais a questão da sustentabilidade ambiental vem se tornando uma aliada indispensável do desenvolvimento econômico.

 GERAÇÃO DE RESÍDUOS NA OBRA

Segundo a Abrecon, o Resíduo da Construção e Demolição (RCD) ou Resíduo da Construção Civil (RCC) é todo resíduo resultado no processo construtivo, de reforma, de escavação ou demolição. Assim, são considerados entulho restantes de tijolo, argamassa, concreto, madeira, aço e outros materiais provenientes da construção, reforma e/ou demolição de estruturas como residências, pontes, prédios e etc.

Um tipo diferente de resíduos gerados em obras são os efluentes, como a lama bentonítica na etapa de escavações e perfurações, e a água residuária composta de esgotos domésticos. Quando esses efluentes não são tratados corretamente, ocasionam a poluição do solo e corpos d`água, além de serem passíveis de penalizações ou até mesmo interdições nas obras por parte dos órgãos responsáveis.

VANTAGENS DE REMETER O ENTULHO PARA RECICLAGEM

Além de trazer benefícios econômicos, sócias e ambientais, a substituição de materiais convencionais pelo entulho resulta em economia na compra de matéria-prima. Esse processo ainda minimiza a poluição causada pelos resíduos, que muitas vezes são responsáveis por enchentes e o assoreamento de rios e córregos.

O descarte equivocado acarreta em sérias consequências para o ambiente urbano, propiciando a proliferação de doenças como a dengue e a febre amarela, transmitidas por ratos e insetos.

Por essas razões, um processo sustentável completo reduz a poluição, protege as reservas naturais de matéria-prima, traz ganhos financeiros e viabiliza oportunidades de trabalho e renda.

Entre em contato conosco para dar um destino correto aos resíduos da sua obra. A Martins Locações dispõe de todo o equipamento especializado para te ajudar.


×